Planejar significa “ANTECIPAR O FUTURO”

Na área da Implantodontia, o planejamento reverso é uma metodologia que permite a visualização da futura prótese, proporcionando ao implantodontista a antecipação da escolha do melhor posicionamento para instalação dos implantes.

É por meio do planejamento reverso que o cirurgião – dentista consegue contemplar e analisar as limitações do caso antes da cirurgia, podendo tomar as decisões importantes com mais segurança para o sucesso da reabilitação.

Citando uma analogia, não realizar o planejamento reverso é o mesmo que construir os alicerces de uma casa antes de elaborar a planta e a maquete. Primeiramente é necessário desenhar a planta, desenvolver a maquete e estudar o terreno para depois identificar os locais exatos para a construção dos alicerces.

Iniciar um tratamento com implantes dentários antes da realização do planejamento protético interfere na previsibilidade do sucesso mecânico e estético,  correndo riscos de contratempos no momento da cirurgia e até mesmo de insatisfação do seu paciente com o resultado do tratamento. 

O planejamento protético pode ser executado por qualquer cirurgião – dentista que tenha habilidade em Reabilitação Oral, percepção multidisciplinar e, principalmente, conhecimento na área de Prótese Dentária. 

Não podemos deixar de citar a importância da proximidade com o protético que irá confeccionar essa prótese, para que tudo que você, cirurgião-dentista, planejar em consultório, seja colocado em prática na fase laboratorial. 

Para realização correta de um planejamento reverso para casos de reabilitação de arco total, é necessário um protocolo rígido, minucioso, respeitando todas as fases abaixo: 

  1. Moldagem anatômica
  2. Moldagem funcional
  3. Registros no rodete de cera
  4. Escolha de dentes
  5. Prova de dentes em cera

Em um próximo post aqui no nosso blog mostraremos detalhes de cada uma dessas fases. Continue nos acompanhando por aqui! 😉